Seguidores

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Bolo de Pão-de-Ló com Massa Folhada

Olá,
Hoje o dia acordou bem chuvoso, com vento e um pouco frio, mas, visto que estamos na altura deste tempo não devemos reclamar.
Hoje foi bom estar nos braços do marido, deitados na nossa cama a ouvir a chuva a cair, o meu marido tem sido o meu grande pilar, desde a doença do meu pai que tem sido ele o meu suporte, nestes dias que ando menos bem, é ele que me dá forças, que me mima e por vezes me dá uns abanões para ver se eu espevito.
Eu e a minha mãe ficámos mais próximas, também ela me tem apoiado e criámos uma maior cumplicidade,  sabe-me bem a sua companhia e as nossas conversas e os nossos passeios.
Agora neste momento encontro-me sentada no meu sofá, tenho a minha cadela a fazer-me companhia, a chuva essa continua a cair lá fora, é bom ouvi-la a bater nos vidros, no aconchego do meu lar, onde ultimamente só aqui me sinto segura, este silêncio, esta calma e principalmente esta segurança que sinto entre estas 4 paredes.
Aqui sinto-me bem, faço tudo em casa, não paro um minuto, tenho sempre algo para fazer, há uma imensidão de coisas que gosto de fazer, isso faz com que a minha mente esteja distraída.
Ontem foi um desses dias em que na minha oficina de sabores, me senti feliz, fiz várias sobremesas, as merendas que  o meu filho tanto gosta e, fiz um magnifico bolo, ficou aprovado, é delicioso e será de certeza uma receita a repetir mais vezes.
Vi este bolo várias vezes a ser comentado em vários blogues, mas, o que realmente me levou a fazer este bolo, foi porque vários amigos que tenho, quando comemoram os seus aniversários, encomendam geralmente este tipo de bolo.
Ontem achei que não era assim tão dificil de fazer e por isso meti mãos à obra e lá fiz este bolinho, não segui nenhuma receita especial, fiz a massa de bolo que gosto de fazer, porque fica muito fofa.
Vamos lá à receita que eu fiz, espero que gostem. Esta receita de bolo retirei da revista Bimby do mês de Maio.

Ingredientes:
2 Bases de massa folhada de Compra
6 Ovos
300gr deaçúcar
160gr de farinha
1 Colher de chá de fermento em pó

Para o recheio usei creme de pasteleiro (Comprado nos Cenários Gulosos)
Usei o spray da Espiga para untar a forma, papel vegetal para a forrar.
Açúcar em pó e canela em pó para decorar o bolo.

Preparação:
Comecei por preparar a massa folhada, Piquei com um garfo, levei ao forno a cozer por +/- 20 minutos, quando estava douradinha, retirei do forno e deixei arrefecer.
Enquanto a massa folhada estava no forno fui preparando a massa do bolo, coloquei a "borboleta", de seguida coloquei os ovos e o açúcar e programei 6 Minutos na Temperatura 37ºC. na velocidade3.
A seguir programei mais 3 minutos na velocidade 3.
De seguida adicionei a farinha e fermento em pó, envolvi 1 minuto na velocidade 3.
Untei a forma com o spray da Espiga, forrei com papel vegetal, voltei a untar o papel, verti a massa para a forma e levei a cozer durante 35 minutos na temperatura 180ºC.
Quando o bolo estava cozido, retirei do forno, desenformei e deixei arrefecer.
Quando o bolo já estava quase frio, cortei-o em 3 partes, entretanto já tinha feito o creme de pasteleiro, usei 8 colheres de sopa do preparado, 8 colheres de açúcar, e água qb. para o creme ficar com a consistência desejada.
Passemos à montagem do bolo:
Primeiro uma parte de massa de pão-de-ló, barrar com creme, colocar uma parte de massa folhada, cortei com o cortador da massa de piza, voltei a barrar, fazer esta operação até acabar a massa de pão-de-ló, sendo que a última camada será da massa folhada, de seguida barrei todo o bolo com o creme e polvilhei com açúcar em pó e polvilhei com um pouco de canela.
Fiou simplesmente delicioso, gostei da sua consistência e do sabor, para a próxima irei fazer com creme de ovos caseiro.
Espero que gostem da minha sugestão.

Acabado de decorar
Ficou com um ar super delicioso.
Vai uma fatia?
Beijinhos
Até breve
Pauluxa

15 comentários:

  1. Eu não s´p gosto da tua sugestão como ADOROOOOOO.... tem tudo para estar perfeito!! Beijos. Lúcia

    ResponderEliminar
  2. Pauluxa minha querida eu adoro folhados, mas pão de ló com massa folhada nunca experimentei mas gostei tanto do aspecto que em breve vai sair na minha cozinha.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Amiga, podem ser duas fatias?? lol;) que aspecto de pura gula..

    bjus

    ResponderEliminar
  4. Gostei e vou fazer conserteza amiga pois ficou com um aspecto muito bonito deve ser muito delicioso memso.

    Levo comigo esta receitinha amiga, e os meus parabens por este lindo bolo.

    Quanto ao que estàs a atravesar amiga so temos mesmo que nos apoiar nos que mais nos amam e se teu maridão està presente sente-te muito feliz por o tere a teu lado quando mais necesitas, coragem amiga, fico rezando por seu pai.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pauluxa, que pecado ficou o máximo...um beijinho e resto de uma boa semana para ti e familia.

    ResponderEliminar
  6. Uma sobremesa mesmo vistosa e de certeza muito apetitosa!

    ResponderEliminar
  7. Este bolo deve ser tão bom amiga...adorei...bjokitasss

    ResponderEliminar
  8. Que gulodice amiga, um bolo de certeza delicioso e gostei dessa utilização da massa folhada com o pão de ló pois deve conferir-lhe uma textura bem apetitosa. E esse recheio hummm acaba comigo hehehe, adorei miguinha

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  9. Pauluxa, esse bolo é uma maravilha!!!!Adorooooo!!!
    Fico contente saber que o teu marido te apoia muito, é muito importante!!!!!Tens uma coisa boa, mesmo com a depressão consegues fazer a lida da casa e cozinhar com gosto, eu quando tive nessa situação, levava os dias na cama, sem motivação para nada, a minha casa estava um caos, e demorou a conseguir organizá-la.............à coisas que ainda ando a organizar.
    Continua e muita força, bjs

    ResponderEliminar
  10. Eu diria mais: super super deliciosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Pauluxa,
    Quero agradecer pela tua visita e pelas tuas palavras tão simpáticas! só hoje consegui visitar-te e deparo-me com esta delícia maravilhosa...ficou mesmo guloso!! Parabéns!

    Pelo que li vejo que estás a atravessar uma fase difícil...é muito bom teres o apoio de quem te ama, que te dá força e coragem...desejo as melhoras do teu pai.

    Beijinhos e gostei muito do teu blog, vou voltar aqui para te visitar ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá minha linda, bom termos quem nos apoie ao lado, é muito importante mesmo...
    Adorei essa fatia, que guloseima :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. O bolo é de facto óptimo, nunca fiz mas deve ser daqueles que tenho que experimentar.
    Li o teu texto parece que não estás numa fase muito boa da tua vida, mas ter pilares que nos ajudam é uma alegria enorme!
    Coragem

    ResponderEliminar
  14. UMA FATIA NÃO ME CHEGAVA, POIS ADORO ESSE GÉNERO DE BOLO.
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Pauluxa, está perfeito este bolo! Uma tentação! Essa foto do interior deixou-me a babar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar