Seguidores

domingo, 24 de abril de 2011

Folar Doce/ Feliz Páscoa

Olá,
Em primeiro lugar desejo a todos os que me visitam e não só uma Santa e Feliz Páscoa!
Na minha mensagem de ontem dei a minha opinião sobre o que acho que está mal na nossa sociedade de hoje, não foi minha intenção ferir susceptibilidades.
Eu sei que a nossa economia também passa pelo facto de se encher hotéis, garantir postos de trabalho nestes locais, desenvolver zonas turísticas, tudo faz parte do desenvolvimento económico, mas, quando falei nas taxas de ocupação destes destinos de mini férias, referia-me principalmente às dificuldades que o país atravessa, onde o Português com a sua mentalidade, nem sei que lhe chame, egocêntrica? Fútil?
Continuam a manter a mesma postura, uma postura de viver o dia de hoje, nunca pensando a longo prazo, nas dificuldades, depois é o que se constata no dia-a-dia, crédito mal parado, famílias que não conseguem honrar as suas obrigações, pois pensaram muito acima das suas possibilidades. Ora vejam e corrijam-me se estiver errada, hoje em dia a maior percentagem do comum cidadão tem não sei quantos créditos e tudo isto para manter um status, onde o que realmente conta é o mostrar ao vizinho do lado que tem tanto como ele ou mais ainda. Reparem, hoje em dia faz-se crédito para tudo, Tv., Casa, Carro, Viagens, Telemóveis, Operações Plásticas, Consumo de bens alimentares, Dentista, oftalmologista, Móveis, pequenos electrodomésticos, enfim, um sem número de coisas por vezes supérfluas.
Conclusão, o empréstimo ao consumo foi facilitado em demasia, tudo era facilidades, hoje o comum cidadão está atulhado em empréstimos, não sabendo como os pagar, mas o que interessa é manter um status, do qual não prescinde mas, também não sabe como o pagar!
É destes casos que falo, má gerência de capitais, todos sabemos que se dermos o passo maior que as pernas, corremos o risco de cair na rasteira de um mundo mesquinho e fútil.
Isto tudo para dizer que acho muito bem que os portugueses se divirtam, passeiem, passem Férias onde mais lhe agradar, desde, que para isso tenham possibilidades, mas, que não se esqueçam da crise onde estamos mergulhados, que não se esqueçam dos valores da família, que não se esqueçam que amanhã também é dia e que se vai ter de comer e pagar contas, é disto que falo.
Bem como já repararam a conversa vai longa, este assunto tem panos para mangas, como referi acima não quero ferir susceptibilidades, nem a mensagem se designa a alguém em concreto, apenas achei que devia escrever algo sobre o que ontem escrevi, esta é a minha opinião, vale o que vale!
Passemos à receita para festejar um dia de família.
Vi esta receita em imensos blogues que sigo, claro está que a minha veia de curiosidade ficou aos saltinhos, vi imensas receitas de folar, a curiosidade era tanta que não resisti a fazer um para se comer na minha casa, na revista deste mês da Bimby, lá está, mais uma vez me socorri desta revista, existia uma receita, pus mãos à obra e lá saiu um folar, sabor agradável, mas para mim um pouco seco, no entanto todos gostarm.
Passemos à receita:
Ingredientes:
100gr de açúcar
Casca de 1 Laranja, só a parte laranja
110gr de leite
2 Ovos pequenos
100gr de manteiga
25gr de fermento de padeiro fresco
½ Colher (chá) de canela em pó
½ Colher (chá) de sal
500gr de farinha tipo 65
Ingredientes para decorar:
2 Ovos cozidos
1 Gema de ovo para pincelar
50gr de miolo de amêndoa granulada
Preparação:
Colocar no copo o açúcar, a casca de laranja e programar 15 segundos na velocidade 9.
Adicionar os restantes ingredientes para a massa excepto a farinha e programar 3 minutos a 37ºC na velocidade 2.
De seguida junta-se a farinha e programa-se 2 minutos na velocidade espiga.
Retira-se para um tabuleiro polvilhado com farinha e deixa-se levedar num local morno cerca de 40 minutos ou até dobrar de volume.
Findo o tempo retira-se a massa para fazer 2 tiras, com a restante massa forma-se uma bola, coloca-se os ovos cozidos no centro, cruza-se por cima as tiras de massa, pincela-se com a gema de ovo e polvilha-se com amêndoa.
Coloca-se num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixa-se levedar por mais 30 minutos.
Por fim leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos.
Gostei, aprovada, mas, tenho de descobrir uma maneira de ficar menos seco.

Pronto para ir para o forno
São servidos?
Beijinhos
Até breve
Pauluxa

3 comentários:

  1. Boa Páscoa!
    Já vi que será muito docinha e saborosa!

    ResponderEliminar
  2. Eu sou servida sim!! :) Pode ser uma fatia:P

    Uma Santa e Feliz Páscoa para ti também:) Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Bem bom esse folar :)... Adoro...
    beijinhos kida

    ResponderEliminar