Seguidores

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Bacalhau à Braz / Espetadas de Fruta

Olá,

Já passou o frenesim da Páscoa, as coisas acalmaram, infelizmente registaram-se mais mortes na estrada e feridos graves nesta Páscoa, foi o ano mais grave num período de 5 anos.

As pessoas tem pressa de chegar aos seus destinos, mas, esquecem-se que mais vale chegar 30 minutos mais tarde do que nunca lá chegar.

Eu detesto viajar nestas épocas, vê-se de tudo nas estradas e os Portugueses infelizmente não são dos mais cívicos a conduzir.

Mas, chega de falar de coisas tristes o importante é que estamos de volta aos nossos trabalhos (quem os tem), voltamos às nossas rotinas.

Bem sei que os tempos não estão para festas e existe muitos factos a assombrar as nossas vidas nos próximos anos! Não sabemos ainda quais as verdadeiras medidas de austeridade que vão ser exigidas ao nosso povo, mas, infelizmente todos sabemos que cai se vai ressentir mais com esta crise, são os mais pobres, os pensionários, os desempregados, sei que não se avizinham nada dias fáceis, mas o povo português sempre conseguiu dar a volta por cima em circunstâncias difíceis, espero que desta vez também o consigam.

Por natureza sou optimista, tento ver sempre o melhor da vida, agarro-me a uma pequena réstia de esperança, amanhã vai ser melhor digo para mim mesma, não desistas, as adversidades da vida servem para nos fortalecer, mostrarem-nos que temos mais garra do que aquilo que pensamos, que temos forças escondidas onde nem sonhamos que existam, enfim não desisto de ser feliz nem de manter feliz quem se encontra ao meu lado. As adversidades podem ser muitas, mas se todos nos juntarmos e encontrarmos soluções, de certeza que andamos para a frente.

Fases más já todos tivemos na vida, não foi por isso que baixamos os braços e não seguimos em frente, eu acredito, aliás forço-me a acreditar que os dias que se avizinham não vão ser fáceis, mas, acredito que tudo se vai recompor, que o meu pais se vai organizar, encontrar soluções, não quero que os meus filhos deixem de acreditar nos seu pais e se vejam forçados a abandoná-lo para irem procurar noutras paragens recursos que lhes proporcionem criar raízes num pais que não seja o deles.



Agora que já desabafei um pouco vou vos dar a conhecer a receite que hoje aqui me traz.

Ingredientes:

Para o bacalhau:

Bacalhau desfiado

Batatas cortadas em palitos finos (há quem use batata palha de pacote eu prefiro fazer tudo na hora)

1 Cebola

Azeite

Sal e pimenta q.b.

6 Ovos

Preparação:

Começar por picar a cebola para um tacho, juntar o azeite e deixar refogar até esta ficar transparente, juntar o bacalhau anteriormente demolhado e em lascas, deixar cozinhar em lume baixo, ao mesmo tempo numa frigideira ir fritando as batatas cortadas em palitos muito finos. Retirar após estarem fritas e reservar.

Quando o bacalhau já tiver cozinhado juntar as batatas fritas, os avos bem batidos, juntar azeitonas pretas e ir mexendo até o ovo estar bem cozinhado.

Colocar numa travessa e polvilhar com salsa fresca bem picada.

Para sobremesa, fiz umas espetadas de fruta.

Ingredientes:

2 Laranjas

½ Meloa

12 Morangos

6 Fatias de ananás

Arranjei a fruta cortando em pedaços, mantendo apenas os morangos inteiros que coloquei nas pontas.

Pode-se utilizar a fruta que se quiser.

Eu servi-me de uns pauzinhos de comida chinesa para o feito pretendido.

Eu comi a minha simples, mas houve membros da família que optaram por colocar chocolate por cima, outros chantilly e mesmo quem pusesse as duas coisas.

Ficam com um ar bastante apetitoso de fazer mesmo crescer água na boca.


Bacalhau à Braz

As espetadas
Chocolate?
 
Chantilly e chocolate! São servidos?
Beijinhos
Até breve
Pauluxa

7 comentários:

  1. Prato e sobremesa? Perfeito! E tudo com óptimo aspecto!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. qUE MARAVILHA...

    Não sei se escolha o Bacalhau ou a espetada....

    Está tudo maravilhoso..

    jinhos

    ResponderEliminar
  3. UMA REFEIÇÃO PERFETEIA...ADOREI TUDO.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Pauluxa o prazer foi meu. Saber que toco as pessoas tb é importante para mim. Já temos uma coisa em comum, tb sou aquario (4 de Fevereiro) e conheço bem Almada. Tb serei tua fã. Estou de olho e voltarei para ver mais receitas. Estas estão 5*. bjs e bom fds

    ResponderEliminar
  5. Adoro bacalhau às Brás, mas é mesmo assim como também fizeste... com batatas feitas em casa :)

    ResponderEliminar
  6. Espetadas de fruta :) Que combinação óptima! Gosto imenso... então com o chocolate derretido como colocs-te... fica tão gostoso!! :)
    Acaba por ser uma sobremesa saudável e rápida. É uma aliada quando se tem convidados e não se sabe o que fazer para sobremesa... beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá pauluxa, gostei do teu bacalhau a braz, sou fã!!Essas espetadinhas de fruta estão o máximo, adorei a tua ideia, devem ter ficado uma delícia:))
    Beijinhos e boa domingo.

    ResponderEliminar