Olá,
Espero que estejam todos felizes e satisfeitos, pois cá estamos nós mais uma vez num final de semana mesmo, mesmo à porta do fim-de-semana.
Eu sei que vamos ter muito trabalho pela frente pois temos de organizar as nossas casas e, o tempo nunca chega para tudo aquilo que queremos fazer.
Mas que é bom é, pois podemos passar mais tempo com a família e amigos, deliciarmo-nos com o calor dos nossos lares e estar mais tempo de pijama quentinho.
Digo-vos mais ainda, a Primavera já não está muito longe, vimos algumas árvores a florirem, ainda com vergonha é verdade, mas, já começam a dar o seu ar de graça, os passarinhos de manhã já inundam os sons de um despertar para o dia com mais alegria.
As estações são como as nossas vidas, mudam, umas vezes florescem e são quentes, outras com lágrimas (chuva) e frias, o que interessa realmente é não desistirmos de viver e aproveitar ao máximo cada pedacinho de raio de sol que nos aquece.
Ora passemos à receita, se não corro o risco de qualquer dia, não virem mesmo me visitar, com discursos tão grandes que aqui coloco.
Esta receita foi mais uma que adaptei da revista que anteriormente vos falei, “TV 7 Dias”, espero que gostem e que continuem a deixar os vossos comentários.
Ingredientes
4 Batatas-doces (eu só utilizei 3 e acrescentei mais 3 batatas normais)
3 Ovos
1dl de Leite
1 Colher de sobremesa de manteiga
1 Cebola
1 Dente de alho
05dl de Azeite
400gr de Carne picada (utilizei 500gr)
1 Colher de sopa de polpa de tomate
1dl de vinho
1 Gema
1 Caldo culinário de carne (na receita original não existe)
Sal, pimenta e um pedaço de coentros
Preparação:
Descasque as batatas e coza-as em água abundante temperada com sal. Depois de cozidas reduza-as a puré, juntando o ovo, o leite e a manteiga. Rectifica-se os temperos e reserva-se.
Pique a cebola e o dente de alho e refogue ambos em azeite, com a carne picada. Junte a polpa de tomate e o vinho branco e tempera-se com sal, pimenta e o caldo culinário. Adicionar os coentros bem picados. Deixa-se apurar e junta-se os restantes ovos batidos e envolve-se.
Preencher o fundo de uma forma redonda de mola com puré e dispõem-se a carne picada por cima. Cubra com o restante puré e pincele a superfície com a gema batida.
Leva-se ao meio do forno a 180ºC, por 10 minutos, para corar.
Retira-se do forno, deixa-se arrefecer um pouco e desenforma-se.
Serve-se com uma boa salada, gostei imenso do sabor e do aspecto, é um prato fácil de fazer, eu juntei carne picada, mas podemos aproveitas sobras de carne de cozinhados anteriores.
Acabadinho de sair do forno
Já desenformado
Sai uma fatia
São servidos?
Beijinhos
Até breve
Pauluxa
Pauluxa
ResponderEliminarQue perfeição até o empadão é feito em forma :)
Ficou com um aspecto lindo :)
Beijinhos
Ai miga..
ResponderEliminarQue empadão tão bom, adoro empadão de carne...
Está tão giro em forma...
quanto aos comentários adoro ver a tua constatação do nosso dia a dia...
jinhos
Que ideia fantástica a de servir o empadão enformado!
ResponderEliminarFica mesmo muito apetitoso!
Que beleza de empadão!!!
ResponderEliminarE temos mesmo de aproveitar cada raio de sol ou, se não virmos nenhum, inventá-lo, fazer de conta de que está ali ;)))
Bjsss,
Madalena
Olá, Pauluxa!
ResponderEliminarConforme prometi, aqui estou eu a espreitar. E que receitinhas boas por aqui há... Engordamos só de olhar! :)
Muitos parabéns!
Beijinhos,
Cristina