Seguidores

domingo, 16 de janeiro de 2011

Tarte de Chocolate com Natas

Olá,
Espero que o vosso fim-de-semana esteja a correr da melhor maneira, o meu corre muito bem.
Entre mil coisas que tenho para fazer durante o fim-de-semana, pois todos sabemos que quem trabalha fora geralmente nestes dias de descanso é quando aproveitamos para organizar os nossos lares para o resto da semana.
Entre compras e limpezas da casa sobra sempre algum tempo para passar com quem gostamos, este sábado depois de organizar a minha vida doméstica fui jantar com amigos, é sempre bom estes momentos, onde conversamos, contamos histórias, partilhamos momentos, mesmo quando esses momentos trazem alguma tristeza, mas, tornam-se mais leves se quem nos ouve tem uma palavra amiga para dizer e um sorriso a mostrar, rimos, rir faz tão bem à alma, é sempre bom partilhar uma gargalhada rodeada de quem gostamos.
Foi um jantar muito agradável, bom convívio, bons amigos e muito calor humano, é isto que sinto quando estou com os meus amigos, fui integrada relativamente há poucos anos num grupo de amigos formado há muitos mais anos, mas fui muito bem recebida e criei grandes laços de amizade, hoje posso dizer que tenho um grupo de amigos que posso contar com eles tanto nos bons momentos como nos momentos menos bons, afinal o conceito de amizade é mesmo isto.
Para este jantar quis fazer uma sobremesa nova para mimar quem tão bem me recebia.
Utilizei a minha Bimby, pois muito raramente o faço e estão sempre a gozar comigo por não o fazer, mas eu adoro cozinhar no meu fogão e utilizar os tradicionais utensílios para confeccionar as minhas refeições.
Espero que gostem da ideia assim como nós que comemos, gostámos.
Ingredientes:
P/ massa:
200gr de manteiga
250gr de Bolacha Maria
Para o Creme:
5 Claras
5 Gemas
50gr de Farinha
250gr de Açúcar
150gr de Manteiga
200gr de Chocolate
Preparação:
Massa:
Picar a bolacha 15 segundos na velocidade 6, juntar a manteiga e programar mais 15 segundos na velocidade 6. Com este preparado forrar uma tarteira e reservar.
Recheio:
Colocar as gemas, o açúcar e a manteiga 5 minutos, temperatura 70º na velocidade 4, enquanto esta operação decorria, bati as claras em castelo com a minha batedeira.
Quando o tempo na Bimby terminar a operação anterior, desliga-se abre-se e junta-se o chocolate partido em pedaços, espera-se um pouco até o chocolate amolecer, de seguida programa-se 10 segundos na velocidade 6 para juntar o chocolate ao restante preparado.
De seguida junta-se a farinha durante 10 segundos na velocidade 3.
Por fim junta-se as claras em castelo reservadas durante 10 segundos na velocidade 5, se quando terminar o tempo as claras não estiverem bem envolvidas, utiliza-se a espátula para as envolver bem.
Deita-se o preparado na tarteira anteriormente forrada com a base de bolacha e leva-se a cozer ao forno a 180ºC durante 25 minutos.
Quando estiver pronta retira-se e deixa-se arrefecer decora-se com chantilly e granulado de chocolate.
Como estava com um pouco de pressa, não deixei arrefecer bem a tarte e o chantilly derreteu até eu chegar á casa dos meus amigos, às tantas tinha mais chantilly na minha roupa do que na tarte, mas o importante foi que mesmo com este acidente pelo caminho todos comemos a tarte e achámos uma delícia. 
 Pronta ara ir ao forno
Acabadinha de sair do forno
 Já decorada
 Fica com este aspecto por dentro, delicioso, são servidos? 
Aqui já todos tínhamos comido, isto foi o que sobrou
Beijinhos
Até breve
Pauluxa

4 comentários:

  1. Mas que aspecto incrivel! Esta receita vou já guardar.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Que aspecto delicioso! Já comia uma fatia, ou duas, ou mais :-D

    Beijo e Bom Domingo, Carla

    ResponderEliminar
  3. Olá Pauluxa, pelo que vejo, a tarte foi um exito, hummm gulosa como eu sou e tu a perguntares se somos servidos, olha que não penso duas vezes, mas é que claro que sim!!!
    Vou ficar com a receita e colocar na lista dos brevementes:))))
    Beijocas e uma boa semana.

    ResponderEliminar