Seguidores

domingo, 9 de janeiro de 2011

Cozido à Portuguesa


Olá,
Aventura na cozinha, balbúrdia, caos, sei lá mais o quê, podem lhe chamar o que quiserem, mas, que realmente a minha cozinha este Domingo virou uma aventura na montanha russa ai isso virou.
Eu adoro cozido à Portuguesa, mas, nunca o tinha feito, comia sempre feito pelos pais ou então ia à casa da mãe do meu companheiro (comi lá 2 vezes, muito bom também), no entanto embirrei que havia de conseguir fazer este prato tradicional português, e se o pensei mais depressa o fiz.
Infelizmente tenho a minha mãe doente com uma grande gripe, que por esse motivo nem conseguia se levantar da cama, ora se só com o meu pai doente a vida já é complicada com a mãe também doente a coisa complicou-se mesmo, estes últimos dias tem sido uma autêntica azáfama, pois o tempo e os afazeres tem sido divididos entre a minha casa e a dos meus pais, o que me vale é que moro muito perto deles se não as coisas haviam de ser muito mais complicadas. Mas como eu costumo dizer com boa vontade e amor tudo se consegue e, resultado disso é que consegui orientar tudo muito bem, amanhã que volto ao trabalho (sim que o que é bom também se acaba), tenho tudo orientado para uma semana de trabalho que se avizinha, espero que boa.
Agora passemos à receita.
Ingredientes:
2 Lombardos pequenos
4 Batatas médias
1 Nabo
4 Cenouras
Carne de vaca para cozer
Metade de um chispe
1 Chouriço de carne
1 Morcela pequena
2 Farinheiras
2 Chouriços de sangue
8 Salsichas frescas (sei que não é usual utilizar, mas também fica muito bom)
8 Latas de feijão manteiga (esqueci-me de demolhar o meu, acabei por ter de utilizar este já cozido, estava muito bom na mesma)
Arroz
Comecei por arranjar as couves, as batatas, as cenouras e o nabo, coloquei tudo numa panela com água temperada com sal, ah é verdade aqui juntei o chouriço de carne.
Na minha velhinha panela de pressão coloquei a carne de vaca e o chispe a cozer, temperei só com sal.
Noutro tacho coloquei os enchidos a cozer.
E finalmente noutro tacho coloquei as salsichas a cozer também só com águas, estas não temperei com sal, pois estas salsichas já vem temperadas do talho.
Quando a carne cozeu retirei do lume e, aproveitei a água para confeccionar o arroz. Fica um arroz muito saboroso.
Depois foi retirar tudo do lume, cortar os enchidos, as carnes, escorrer as couves e dispor tudo em travessas e servir.
Mais uma corrida, arranjar os pratos para os meus pais, ir à casa deles dar-lhes de comer e voltar a correr para comer com o resto da família. Sobrou para o jantar
Bem foi uma correria doida, mas, garanto que valeu bem a pena, o cozido deu para seis pessoas, ainda dá para o jantar e levar amanhã para o almoço.
Espero que gostem.
 A travessa dos legumes
Arroz
Feijão
As carnes
Travessa dos enchidos.
Só me faltou uma foto com um pratinho arranjado, mas com tanta correria alguma coisa tinha de escapar.
Imaginem a servir-se de um pouco de tudo e, a encherem o vosso pratinho, são servidos?
Beijinhos
Bom inicio de semana
Pauluxa

1 comentário:

  1. Que maravilha, olha conseguiste-me pôr a salivar, por acaso já algum tempo que não faço, tenho que voltar a fazer, que com este tempo frio sabe tão bem!
    Então só me resta dar-te os parabéns pelo teu primeiro cozido que correu lindamente e ficou 5*.
    Aproveito e desejo as melhoras para a mãe.
    Beijocas e boa semana.

    ResponderEliminar