Seguidores

domingo, 6 de junho de 2010

Torta de Chocolate Recheada com Creme de Pasteleiro

Olá,
Espero que o vosso fim-de-semana esteja a ser super feliz e agradável!
Na passada 6ª Feira comprei algumas revistas de culinária, assim sendo tive de experimentar algumas das receitas que vinham publicadas, e a primeira a ser sorteada foi uma torta de chocolate, alterei um pouco a receita original, pois na receita esta era recheada com creme de chocolate e coberta com chantily, eu resolvi fazer a torta de chocolate mas apenas recheada com creme de pasteleiro e posso vos garantir que ficou óptima.
A revista é a "Mariana", eu não costumo dar muita atenção aos nomes das revistas a mim o que me interessa mesmo, é ver se as receitas serão apreciadas em casa pela família ou se as posso adaptar e tirar ideias para a minha imaginação criar mais alguma coisa boa para mimar a família.
Agora deixo-vos finalmente a receita da torta.

Ingredientes:
6 Ovos
200gr de açúcar
180gr de farinha
20gr de chocolate em pó
1 Colher chá de fermento
Umas gotas de essência de baunilha (opcional na receita original não pedem)
Manteiga para untar e papel vegetal para forrar

Recheio (Creme de Pasteleiro)
2 dl de leite
40gr de açúcar
20gr de farinha
2 Ovos + 2 Gemas
1 Pitada de baunilha em pó
1 Pitada de sal fino

Preparação:
Começamos por fazer a massa da torta, em primeiro lugar bate-se os ovos com a farinha, até se obter um creme esbranquiçado e fofo.
Peneira-se a farinha juntamente com o fermento e o chocolate.
De seguida incorpora-se a farinha peneirada no creme anterior, mistura-se suavemente de maneira a obter a massa bem fofa.
De seguida barra-se o tabuleiro com manteiga e forra-se com papel vegetal, volta-se a barrar e polvilha-se com farinha, coloca-se a massa da torta e leva-se ao forno por 30 minutos na temperatura de 200ºC.
Quando esta estiver pronta retira-se do forno e desenforma-se sobre papel vegetal polvilhado com açúcar, enrola-se e deixa-se arrefecer enrolada no papel vegetal.
Agora sim vamos fazer o creme de pasteleiro, em primeiro lugar meter o leite num tacho e levar este ao lume até ferver, de seguida junta-se os ovos, as gemas, o açúcar, a farinha e mistura-se tudo muito bem, quando o leite ferver retira-se o tacho do lume, junta-se o preparado anterior e envolve-se tudo muito bem, leva-se novamente ao lume mas brando e vai-se sempre mexendo até cozer e espessar.
Quando estiver pronto retira-se do lume volta-se a desenrolar a torta e barra-se o creme, volta-se a enrolar e já está pronta a consumir.
Espero que gostem da ideia e que experimentem.



Bom aspecto não acham? São servidas?

Beijinhos
Até breve
Pauluxa

2 comentários: