Seguidores

domingo, 16 de outubro de 2011

Tarte Mármore de Frutos Silvestres

Bom dia,
E que este dia seja mesmo com muita alegria!
A esta hora ainda tudo dorme na minha casa, eu encontro-me no meu sofá sozinha com os meus pensamentos e adoro silêncio, neste momento ouço os passarinhos cantar, é fantástico ouvir este som pela manhã.
Já levei a minha cadelinha à rua, neste momento encontra-se deitada ao meu lado no sofá, aliás é uma grande amiga nunca me abandona e enche-me de miminhos adoro esta minha Princesa!
Já bebi o meu café e encontro-me a fumar o meu cigarro, fecho os olhos com o som de fundo do cantos dos pássaros e tudo me parece perfeito, reina a paz na minha casa!
Adoro sentir que tudo está em paz e sereno.
Como já se devem ter apercebido, pelas várias mensagens que aqui escrevi, adoro os meus filhos, há quem me chame de mãe avestruz, mas, eu não me importo! Os meus filhos são o meu centro do Mundo, é por eles que luto, é por eles que tento sempre dar a volta por cima, se os mimo, é claro que sim adoro mimar os meus filhos, pois embora sejam jovens adultos gostam imenso dos meus mimos, e são uns gulosos, adoram chegar a casa e terem uma surpresa feita por mim, algo que me pediram e e que eu tento sempre fazer para os agradar.
A minha filha já algum tempo que me andava a pedir para eu lhe fazer uma tarte de frutos silvestres, depois de muito procurar uma receita que a deixasse agradada, descobri esta no Blogue "Baunilha e Caramelo", esta amiga tem receitas deliciosas.
Confesso que ao principio achei que não iria conseguir fazer a receita pois parecia-me demasiado complexa, assim como achei que só quem tinha mãos de mestra a conseguiria fazer. No entanto lá me aventurei na minha oficina de sabores, que virou um autêntico campo de batalha, consegui fazer a receita, conforme ia avançando verifiquei que não era assim tão dificil de confeccionar, o medo passou e o resultado foi uma bela tarte, não tão perfeita como a da outra menina, mas acho que a minha não ficou mal de todo.
Claro que a fila ficou radiante, adorou a surpresa e adorou comer é claro.
Passemos então à receita.
Ingredientes para a Base:
150gr de Farinha
3 Colheres de sopa de açúcar
1 Colher de chá de açúcar baunilhado
1 Ovo
2 Colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente
Leite qb

Ingredientes para o Creme:
320gr de Frutos Silvestres
1/2 Lata de leite condensado
2 Colheres de sopa de sumo de Limão
3 Iogurtes naturais (eu usei 4)
100ml de Natas
5+2 Folhas de gelatina incolor
2 Colheres de Icing açúcar (eu usei açúcar normal)

Preparação Base:
Pré aquecer o forno a 180ºC., untar uma tarteira com fundo amovível, com manteiga e polvilhar co farinha, reservar.
De seguida amassar a farinha, o açúcar, o açúcar baunilhado, ir adicionando aos poucos o leite, até obter uma massa homogénea, que não se prende aos dedos e que seja fácil de estender.
Numa superfície enfarinhada estender a massa, com um rolo da massa, deve ficar fininha.
Forrar a tarteira com a massa colocar por cima a papel vegetal e encher com feijões secos.
Levar ao foro até estar cozida, depois retira-se o papel vegetal e os feijões, eu guardei os feijões num recipiente pois vão dar para utilizar outras vezes que seja necessário cozinhar assim massa para as tartes.

Preparação do creme:
Triturar os frutos silvestres.
Passar o puré resultante por um passador de rede fina, de modo a descartar todas as sementinhas e partes sólidas restantes.
Colocar o puré dos frutos numa taça e juntar uma colher de sopa de sumo de limão.
Noutra taça juntar os iogurtes e metade do puré dos frutos silvestres, o leite condensado. Com a ajuda de uma vara de arames misturar tudo muito bem.
Adicionar o restante sumo de limão às natas e batê-las bem firmes, reservar no frio.
Colocar 5 folhas de gelatinas de molho em água fria por alguns minutos. De seguida escorrer bem e levar ao micro-ondas por alguns segundos, retirar misturar bem, deixa-se arrefecer um pouco e junta-se à mistura de iogurte.Mistura-se bem, posteriormente envolver suavemente as natas no creme de iogurte. Levar este preparado ao frigorífico por alguns minutos, até começar a prender, sem deixar solidificar.
Juntar ao puré de frutos silvestres reservado icing sugar e misturar bem. Colocar 2 folhas de gelatina de molho em água fria, escorrer e levar ao micro-ondas durante alguns segundos, retirar, misturar bem e deixar arrefecer.e junta-se ao puré de frutos silvestres misturando bem.
De seguida deitar o creme de iogurte na base da tarte, por cima deitar o puré dos frutos silvestres de forma a ficar distribuído homogeneamente pela superfície, com uma vara de arames desenhar uma espiral de forma a espalhar levemente o puré para obter o efeito mármore. Não se deve espalhar demasiado o puré dos frutos se não irá misturar-se com o creme de iogurte. Levar ao frigorífico até ficar sólido, decorar a gosto e servir bem fresquinho.
Aqui podem ver a receita original
Eis o aspecto final
Aqui já tinha sido assaltada pela minha filha que adorou
Eis o aspecto dela por dentro, são servidos?

E pronto foi a receita de hoje, espero que tenham gostado!
Como vos falei há pouco a minha Princesa estava deitada ao meu lado enquanto eu escrevia a mensagem de hoje, por isso aqui fica a foto dela.
A minha menina a descansar enquanto eu aqui escrevo, digam lá se não é linda?

Espero que tenham um óptimo Domingo, divirtam-se, sorriam e sejam felizes!
Beijinhos
Até breve
Pauluxa

4 comentários:

  1. Olá Paula, eu tmb sou mãe galinha como, ainda hoje o meu filho foi a Fátima com os avós, e eu estou aqui com o coração apertadinho!!!
    A tua tarte está óptima, eu ja à algum tempo que ando com vontade de fazer uma sobremesa do género, mas cá em casa o marido e o filho não são muito apreciadores de doces deste género, e fazer só para mim não pode....não é que não o comesse, mas é calorias a mais,hehehe.....tenho de esperar por uma data festiva para ter ajudas

    bjs e resto de bom domingo

    ResponderEliminar
  2. E´O GÉNERO DE SOBREMESA QUE EU ADORO FAZER E COMER É CLARO .
    ESSA FICOU LINDA E COM FRUTOS SILVESTRES JÁ SEI QUE É BOA POIS GOSTO MUITO DESSES FRUTOS.
    UM MIMINHO PARA A SUA PRINCESA É LINDA.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Uma maravilha Pauluxa amiga, nós mães galinhas hehehee..bjokitas

    ResponderEliminar