Seguidores

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tarte de Maçã Especial

Bom dia,
Que este dia seja com muita alegria, para todos nós!
Sei que toda a conjectura do país não nos ajuda muito a ver os dias cm muita alegria, mas eu recuso-me a baixar os braços, recuso-me a ver só cores negras no horizonte, a vida já me ensinou que a vida é cíclica, umas vezes existem muita coisa boa, que por vezes nem as sabemos aproveitar, damos sempre muito mais importância às coisas menos boas.
Tento sempre ver o lado positivo dos acontecimentos que me surgem na vida, mas nem sempre é fácil eu sei, tenho lutado sempre para me manter à superfície, não me deixar afundar em águas mais turvas, não perco a esperança de ultrapassar estes dias difíceis, acredito que vou dar a volta por cima e como eu todos os restantes Portugueses, mas para isso não podemos  baixar os braços.
Eu meus amigos, estou para aqui a divagar em pensamentos, mas gosto de escrever, gosto de me dizer o que vai na alma, não tenho vergonha de ser como sou.
Mas na calmaria que se sente a minha casa, com o barulho de fundo da TV, com as minhas princesas (gata e cadela), ao meu lado sinto-me segura no meu porto de abrigo, gosto desta paz.
Como já vos disse gosto de mimar a família, de lhes fazer algo que eles gostem, é tão fácil agradar a quem amamos, sem que para isso tenhamos de gastar rios de dinheiro e comprar sentimentos. Basta um mimo, uma palavra, um doce, um beijo, por isso tento sempre que eles se sintam amados e felizes! 
Por esse motivo este Domingo, fiz uma tarte de maçã especial que mais uma vez fui retirar ao Blogue "Baunilha e Caramelo", realmente esta amiga tem receitas maravilhosas, já fiz algumas que me saem sempre boas e que ficam maravilhosas, gosto muito de visitar este blogue se poderem deviam de dar uma espreitadela, é simplesmente magnifico, deixo aqui um abraço especial e um mjuito obrigada pelas suas partilhas.
A receita original encontra-se aqui.
Ingredientes para a Massa
Massa :260g farinha
1 colher de sopa de açúcar
1 pitadinha de sal
105g de manteiga magra
água gelada qb.
Esta é a receita original da massa, eu fiz a minha com massa folhada de compra e também não ficou nada mal.

Recheio:50g de manteiga
½ colher de chá de canela
1.100 kg de maçãs vermelhas (eu usei só 750gr de maçãs e eram maçãs golden)
120g de açúcar (utilizei 90gr de açúcar)
Para pincelar a tarte e polvilhar:
1 ovo
1 colher de sopa de leite
açúcar e canela qb

Preparação:
Massa:

Numa taça juntar a farinha o açúcar e o sal. Juntar a manteiga e amassar bem. Adicionar a água gelada à massa até obter uma massa homogénea e maleável que não se pega aos dedos. Amassar novamente. Envolver a massa em película aderente e deixar repousar durante 1 hora.

Recheio:Descascar as maçãs, retirar o caroço e corta-las aos cubinhos, eu coloquei no copo da Bimby e dei-lhe uns toques na velocidade turbo para ficarem pedaços pequenos.
Num tachinho colocar a manteiga e a canela e levar ao lume. Quando a manteiga ficar totalmente derretida, adicionar as maçãs e envolver bem. Posteriormente adicionar o açúcar e envolver novamente. Deixar as maçãs cozinhar até ficarem cozidas mas sem ficarem totalmente desfeitas.
Retirar do lume e deixar arrefecer completamente.

Montagem:
Pre-aquecer o forno a 190ºC. Untar uma tarteira de fundo amovível com manteiga, 
À minha maneira untei a tarteira e coloquei a a massa folhada, com a ajuda de um corta massas, cortei a massa excedente e com esse excedente cortei as tiras para colocar sobre o recheio da tarte.

Retirar a película aderente da massa.

Numa superfície enfarinhada estender 2/3 da massa, até obter uma massa fininha que dê para forrar o fundo e as paredes da tarteira. Colocar a massa na forma previamente preparada.

Espalhar o recheio de maçã sobre a base e alisar a superfície. Com uma faca cortar o excesso da massa (o bordo da tarte deve ficar com a mesma a altura que o recheio).

Estender a massa restante e cortar tiras com cerca de 2 cm de largura. Dispor as tiras sobre a tarte. Cortar o excesso de massa das tiras e pressionar levemente as suas extremidades.

Bater ligeiramente o ovo com o leite e pincelar as tiras.

Polvilhar a tarte com açúcar e canela.

Levar ao forno até estar cozinhado. 
Servi morna e o meu marido, a minha filha e uma amiga adoraram a tarte, o meu marido diz que é das melhores tartes que já comeu.
Espero que gostem da sugestão, eu fiquei muito feliz por a família gostar.

Acabada de sair do forno
Bom aspecto não acham? São servidos?
Beijinhos
Até breve
Pauluxa

6 comentários:

  1. Que bela tarte,pena eu não apreciar bolos com maça, mas mesmo assim provava uma fatia.....
    Continua a levar a vida com esse positivismo...deviamos ser todos assim.....mas as vezez é dificil.....

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Que tarte tão apetitosa, certamente fez as delícias aí de casa!

    ResponderEliminar
  3. Óptimo aspecto sim senhora, adorei a receita e é também um blogue que aprecio imenso. Obrigada pela sugestão

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  4. Também gosto de espreitar esse blogue tem receitas maravilhosas, esta tarte ficou linda e com maça esta aprovadissima eheheh

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Minha amiga , isto sim é mimo, e imagino como ficaram mimados quem provou esta delícia. Ui, que bem me sabia agora, ai ai...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficou com um aspecto fantástico, e o sabor deve ser uma delicia. Já guardei a receita.

    Beijos.

    ResponderEliminar