Seguidores

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Profiteroles com Recheio de Creme de Pasteleiro e Cobertura de Chocolate

Olá,
Hoje o dia continua quente, as temperaturas deste Outono estão a compensar o que falharam na Estação de Verão, por isso até sabe bem ainda existir este calor e podermos utilizar as nossas roupas de Verão, mas verdade seja dita, já sinto saudades das minhas camisolas de lã, gosto muito dos dias de Inverno frios mas cheios de sol, acabam por nos aquecer a alma.
Hoje o dia correu dentro da normalidade, fui às compras, bebi café com a mãe, metemos a conversa em dia, o que tem sido bom de estar doente é que tenho passado mais tempo com a minha mãe, é sempre bom repartir pensamentos e confissões com a mãe.
Estes dias em casa tem dado para acalmar o espírito e me invadir um pouco do mundo exterior.
Espero que os vossos dias estejam tão quentes como estes dias de Outono.
A receita de hoje foi um mimo que quis fazer para a família, é uma sobremesa bastante apreciada por todos, foi a primeira vez que me aventurei a fazer.
Espero que gostem e que me deixem as vossas opiniões pois são sempre bem vindas.
Passemos à receita:

Ingredientes:
2,5dl de água
100gr de manteiga
1 Colher (chá) de açúcar
1 Pitada de sal
200gr de farinha
3 Ovos

Preparação:
Num tacho colocar a água, a manteiga, o açúcar e o sal, leva-se ao lume até ferver.
De seguida adiciona-se a farinha de uma vez só e mexe-se sempre até formar uma bola e descolar do tacho.
Retira-se do lume e deita-se para um tigela.
de seguida adiciona-se os ovos, um a um e batendo sempre com a batedeira.
Quando estiver bem batido, retira-se pequenas porções da mistura anterior e faz-se bolinhas e enrola-se ligeiramente por cima.
Coloca-se num tabuleiro e leva-se ao forno pré-aquecido a 160ºC, durante 25 minutos.
Quando estiverem douradinhos, retira-se do forno e deixa-se arrefecer.
Quando estiverem mais frios, faz-se um pequeno corte nos profiteroles. Que mais tarde se vão rechear com o creme de pasteleiro e cobrir com a cobertura de chocolate.
Enquanto os profiteroles coziam fui adiantando o creme de pasteleiro e a cobertura de chocolate
Comecemos com o creme de Pasteleiro:
Ingredientes
2 Ovos
60gr de açúcar
1 colher de sopa de farinha, eu usei Maizena
1 Pitada de açúcar baunilhado
2dl de leite
Preparação
Junta-se num tachinho os ovos com o açúcar , a farinha e o açúcar baunilhado, vais-se mexendo sempre e adicionando aos poucos o leite.
Leva-se então o tacho ao lume até o creme ficar espesso, tem de se ir mexendo sempre para não colar ao fundo do tacho, reserve.

Passemos à Cobertura de chocolate:
Ingredientes:
2 Ovos
120gr de açúcar
120gr de manteiga
120gr de chocolate de culinária

Preparação.
Coloca-se todos os ingredientes num tacho, menos o chocolate e leva-se a cozinhar em lume brando até a manteiga derreter e juntar-se com os outros ingredientes, quando se obtiver uma mistura homogénea, retira-se do lume e junta-se o chocolate partido em pequenos pedaços. espera-se que o chocolate se funda e que amacie e bate-se durante 10 segundos com a batedeira eléctrica. depois é só colocar a cobertura por cima dos profiteroles já recheados com o creme de pasteleiro.
Eu bati umas natas em chantilly e coloquei uma bola de chantilly em cada tala de profiteroles.
Ficou aprovadíssima a receita cá em casa.
Parece difícil de fazer, mas não é, para além de que o trabalho compensa  esta deliciosa sobremesa.
Espero que gostem!
Aspecto final
Prontos para irem ao forno a cozer
Já recheados com o creme de pasteleiro
Aqui já com a cobertura de Chocolate
São servidos?
Beijinhos grandes
Até breve
Pauluxa

7 comentários:

  1. Ai que lindos Pauluxa, também já fiz e é realmente uma delicia ainda mais assim bem cobertos e recheadinhos hummmm, adorei parabéns!!

    PS- Hoje coloquei no meu blogue as tuas merendinhas, todos adoraram, obrigado pela receita

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Hummm...gosto tanto de profiteroles, estes ficaram lindos, muito bem recheados e com esse cobertura por cima...que tentação!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Pauluxa que bons ficaram estes profiteroles, uma delícia que já não como à imenso tempo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um belo aspecto.
    Esse chocolate esta me a dar a volta a cabeça...

    Bjstos

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa tmb adoramos, mas ainda não me aventurei a fazer, mas estão nos planos!!!!!
    Mas eu gosto mesmo è com gelado de baunulha, humm!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Ai eu adoro... E já comia a sobremesa outra vez :)

    Querida, o teu blog ainda está com aviso de malware ao entrar com o chrome, já experimentaste retirar os icons da tua lista de blogs? Tenta, em muitos blogs funcionou...
    beijinhos kida

    ResponderEliminar
  7. Fiquei salivando perante o cp, adorei amiga lindos e gulosos!

    ResponderEliminar