Seguidores

sábado, 25 de setembro de 2010

Tarte Bom-Bocado

Olá,

Minhas caras amigas, visitantes, familiares, conhecidos e amigos em geral, pois é voltei!!!!

Após um período em que estive ausente, onde a inspiração para escrever me faltou, não é que tenha voltado com muita força, pois não senti a pancada da inspiração, mas achei que devia voltar ao meu cantinho, onde consigo por vezes falar daquilo que me vai na alma, mas também consigo rir, sim, que não é só de tristezas que falo, e graças a Deus que ainda vou tendo momentos de felicidade que me fazem rir.

Por vezes basta ler algo engraçado nos vossos blogues e fico com um sorriso de parvinha a olha para um monitor, mas claro que existe muita coisa que me faz rir ou sorrir pelo menos: o sorriso lindo dos meus filhos, uma brincadeira da minha gata, uma lambidela da minha cadelinha sem eu estar à espera, até sorrio por ver o meu pai em determinados dias com mais força, enfim a vida ainda me vai dando motivos para sorrir felizmente!!!

Espero que as minhas amigas não me deixem de visitar, que continuem a achar este pequeno espaço um sítio agradável de se visitar, prometo que vou tentar não estar ausente tantas vezes, pelo menos vou me esforçar mais para que a rotina de vir escrever algumas das minhas loucuras aqui não esmoreça tanto.

Hoje trago-vos a receita de uma bela tarte Bom-Bocado, quando faço este tipo de tarte a dita pastel de nata, costumo fazer com massa folhada de compra, desta vez fiz a massa de base e tudo, uma aventura que acho que não saiu mal de todo, pelo menos a famelga e os amigos gostaram.

Espero que vocês também gostem da ideia e me deixem os vossos comentários, é sempre bom saber a vossa opinião e saber que ainda gostam de ler o que aqui deixo.

Um obrigada muito especial a todos os que me visitam.

Passemos à receita.



Ingredientes:

Massa:

200gr de manteiga

200gr de açúcar

1 Ovo + 1 gema

400gr de farinha



Recheio:

8dl de leite

3dl de natas

1 Lata de leite condensado

5 Colheres de sopa de açúcar

2 Colheres de sopa de Maizena

8 Gemas e uma pitada de sal fino



Comecemos por fazer a massa, amassa-se bem a manteiga com o açúcar (eu utilizei a batedeira, para me ajudar), até se deixar de sentir o granulado do açúcar.

Em seguida mistura-se o ovo e a gema, Por fim incorpora-se a farinha e envolve-se bem,

Polvilha-se uma área com farinha, deve ter-se espaço para poder trabalhar à vontade, estende-se a massa, não deve ficar nem muita fina nem muita grossa, deve ter uma espessura mais ao menos de 3mm, isto é assim dito por alto que eu não andei a medir, mas acho que é mais ou menos isso. Deve ficar redondinha, como a base de uma piza acho que assim me entendem melhor  . Unta-se uma forma de tarte com fundo amovível com margarina e forra-se com a massa, reserva-se enquanto se faz o recheio.

Passemos ao recheio;

Junta-se todos os ingredientes acima mencionados para o recheio num tacho (de preferência antiaderente), leva-se a lume brando e vai se mexendo sempre com uma vara de arames, até ferver. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco e verte-se para a tarteira que estava previamente preparada.

Leva-se ao forno a 250ºC durante cerca de 30 minutos.

Quando o creme estiver com uma cor dourada e a massa cozida retira-se do forno, deixa-se arrefecer um pouco e desenforma-se, eu pincelei com um pouco de doce de abóbora que era o que eu tinha de mais parecido com geleia, e posso vos garantir que ficou muito boa.


São servidos?

Beijinhos
Até breve
Pauluxa

3 comentários:

  1. Olá Pauluxa, se é que te posso tratar assim, mas pensando que sim, aqui vai...
    Sei que por vezes os dias são cinzentos, amargos e muito doloroso, mas temos que penas que não estamos sos, a sempre alguém do outro lada da linha que nos dá força e faz-nos sentir que não estamos sós...
    Pois hoje o dia pode estar feio, mas amanhã o sol vai brilhar e algo de bom irá acontecer..
    Tem fé, força que tudo se resolve...
    Se necessitares de algo, de uma palavra amiga, um desabafo eu estou aqui...
    Jinhos grandes
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana,
    Podes e deves de me chamar de Pauluxa, obrigada pelas tuas palavras de conforto, eu acredito sempre e espero nunca deixar de acreditr que o sol vai sempre aparecer no meu horizonte.
    Caso necessites de algo da minha parte também podes contar comigo.
    Fui conhecer o teu blog e gostei beijinhos grandes e até breve

    ResponderEliminar
  3. Espero que nunca te falte a inspiração, um abrandamento não significa uma paragem, e eu gosto imenso de aqui vir!

    A tarte está linda, parabéns!

    Beijo.

    ResponderEliminar