Seguidores

domingo, 26 de setembro de 2010

Mil-Folhas



Olá,

Não sei se sabem mas eu sou um pouco dada a aventuras ou diguemos assim, gosto de desafios, sejam eles quais forem, desde que não sejam coisas irracionais nem que me prejudiquem a mim nem a terceiros.

Este desafio até tem a ver um pouco com alguns dos meus colegas de trabalho, por vezes faço alguma iguaria aqui em casa e levo um pouco para dividi com os meus colegas de trabalho, ora estando nós a falar um dia de alguns bolos que mais gostamos, veio à conversa um dos que mais gosto o Mil-Folhas.

E tive logo um colega a dizer, isso é que era bom, mas não acredito que o consigas fazer, pois é meu amigo consegui mesmo fazer um Mil-Folhas, não do tamanho que se vende nas pastelarias mas um gigante, ahahaaha 

E agora Sr. Marco não o vais comer vais só ver, mas eu comi assim como a minha família e garanto-te que ficou óptimo, mas como sou boa colega vou aqui deixar a receita para que possas fazer em casa e fazer uma surpresa à tua mulher e filhota.

Garanto que no início fiquei assustada e sem saber se isto ia terminar bem, mas deixei os receios de parte e deitei mão à obra.

Os primeiro a experimentar foram a minha filha e o namorado dela, ela que nem gosta deste tipo de bolos, pelo menos não os come na pastelaria pois diz que não lhe sabem a nada, comeu o que eu fiz e gostou bastante assim como o namorado dela, ora isto para mim bastou para me encher o ego e de aspecto também acho na minha modéstia opinião que não ficou mal de todo.

Se calhar estou a ficar convencida, não, não estou, estou apenas a constatar um facto e realmente ficou com bom aspecto e de sabor delicioso, digo-vos eu que não estou aqui para enganar ninguém.

Passemos à receita, espero que gostem da ideia,

Ingredientes:

Massa: usei 2 embalagens de massa folhada de compra



Creme:

150gr de açúcar

1 Colher de sopa de farinha

2 Colheres de sopa de farinha Maizena

5 Gemas

5dl de leite

1 Colher de chá de essência de baunilha



Cobertura:

400gr de açúcar

2 Claras

Umas gotas de limão

6 Quadrados de chocolate de culinária



Comecei por cozer a massa folhada, como esta era redonda, cortei a massa em 3 partes, forrei dois tabuleiros com papel vegetal e levei a cozer a massa no forno com a temperatura de 250ºC durante 20 minutos.

Enquanto a massa cozia fui fazendo o recheio, coloca-se o leite e a essência de baunilha num tacho e leva-se ao lume até ferver, entretanto mistura-se o resto dos ingredientes, quando leite ferver, vai-se juntando este aos poucos no preparado anterior, mistura-se tudo muito bem com uma vara de arames e leva-se novamente ao lume até engrossar, deve-se manter em lume brando e nunca deixar de mexer para que o creme não se queime nem pegue ao tacho.

Retira-se as bases de massa cozidas do forno quando estiverem cozidas e começa-se a preparação do bolo,

Começa-se por colocar uma base de massa, colocando de seguida creme, espalha-se bem por cima da massa, volta-se a colocar outra parte de massa e volta-se a efectuar a mesma operação com o creme, a última parte de massa não leva recheio.

Agora passemos à cobertura, mistura-se muito bem o açúcar com as gotas de limão e as claras, até obter o glacê para fazer a cobertura do bolo.

Espalha-se a cobertura por cima do bolo, de seguida derreta o chocolate no microondas e coloca-se num saco de pasteleiro com o bico mais fino, faz-se alguns traços com o chocolate e com a ajuda de um palito faz-se os desenhos.

Parece muito complicado, as posso vos garantir que não é.

Quando metemos mãos à obra as coisas fluem bem e não é assim tão complicado quanto parece, o resultado final valeu bem a pena todo o trabalho.

És servido Marco?

Claro que para quem me segue também fica aqui a oferta de uma fatia.


Que tal?
 

Que acham?
São servidos?

Beijinhos
Até breve
Pauluxa

3 comentários:

  1. Bem vinda pauluxa, espero que estejas bem.
    Quanto à receita, sem dúvida tem um aspecto sensacional e fiquei com vontade de experimentar esse recheio.
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Adorei o aspecto, parece mesmo de profissional!

    ResponderEliminar
  3. Bemmmmmmmmmmmmm

    também queroooooooooooooooo

    parece uma verdadeira delicia

    parabéns pelo retorno em grande

    mesmo

    jinhos

    ResponderEliminar