Seguidores

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Quiche de carne picada

Olá,

Finalmente estou de férias, comecei as férias oficialmente ontem, não é muito tempo são só cinco dias, o resto só pode ser em Dezembro, não é que me importe muito, pois guardo sempre alguns dias para a altura do Natal, mas este ano foi-me assim imposto, como estive de baixa quase cinco meses e quando as pessoas ficam doentes depois devem de ser castigadas não devem ter férias como quem não teve a felicidade de ficar doente, sim, porque isto aos olhos dos nossos governadores quem esteve doente deve ser penalizado no seu tempo de férias, ora eu como gostei de estar doente e por esse motivo estive quase cinco meses em casa fui penalizada, assim sendo este ano só tenho direito a 16 dias de férias e só podia vir de férias 6 meses após ter começado a trabalhar, mas como parece que até sou boa rapariga acharam que eu tinha direito a apanhar pelo menos 5 dias de sol, (a baixa foi de Inverno, deviam ter medo que eu parecesse uma zombie comparada com a cor dos meus colegas). è pena que as leis funcionem tanto para o lado do patronato, pois quando é para o lado do trabalhador as leis são lidas à maneira do patrão e nunca do trabalhador, é de lei assim é o que me dizem, engraçado quando se faz horas a mais se cumpre o horário para além das horas estipuladas por lei ai já não existe é por lei minha cara colaboradora.

Enfim, isto é o pão nosso de cada dia, ver-se o trabalhador a ser cada vez mais penalizado e o patrão cada vez mais protegido e a fazer o que quer, ainda posso levantar as mãos aos céus por ter trabalho e ser efectiva, porque isto meus caros amigos cada vez é mais raro tanto no nosso país como nos outros. Mas isto não significa que não me sinta injustiçada e que me cale ao que vejo passar-se no meu local de trabalho, as injustiças cada vez são maiores e cada vez mais sei o que os meus pais queriam dizer quando falavam que no tempo do nosso governante Salazar se vivia oprimido e com medo de falar pois as retaliações não se faziam esperar. Onde trabalho passa-se o mesmo cada vez mais se vive na fase da PIDE e se tem medo até de falar ao colega o que se passa.

Bem, já chega de desabafos, porque ao falar nisto sinto-me enojada e revoltada, portanto mais vale falar de coisas agradáveis e dar-vos a conhecer a receita de hoje.

Então, aqui vai, ontem depois de levar uma esfrega a fazer a limpeza da casa, dar banho à cadela e ainda ir às compras e tentar animar o meu pai que cada vez se encontra mais fragilizado, tive de fazer o jantar, claro que o calo, também não ajuda muito, por esse motivo pensei em fazer uma coisa leve e que não desse muito trabalho, foi dai que me surgiu a ideia de fazer uma quiche de carne picada, a novidade é que desta vez utilizei massa feita por mim em vez de utilizar massa folhada de compra, não é que me saiu bem? Até achei que ficou muito mais saborosa.

Então cá vai a receita.



Ingredientes:



Para a massa:

250gr de farinha

30gr de manteiga

1 ovo

Sal q.b.



Para o Recheio:

05kg de carne picada

1 Cebola pequena

1 Dente de alho

Azeite q.b.

1 Lata de cogumelos laminados

4 Salsichas

Coentros

2 Colheres de sopa de calda de tomate

Sal, pimenta e noz moscada q.b.e um caldo culinário de carne

1 Pacote de natas

Queijo ralado q.b.



Preparação:

Começar por fazer a massa, envolver a farinha com a manteiga e juntar o ovo. Mistura-se e acrescenta-se aos poucos água (esta deve ser suficiente até a farinha se juntar bem e não se pegar às mãos , ou seja que a farinha está bem ligada), Molda-se uma bola e reserva-se.

Para o recheio, começar por picar a cebola e o alho e colocar num tacho, juntar o azeito e deixar alourar, de seguida juntar a carne picada, juntar a calda de tomate, sal, pimenta e noz moscada e juntar o caldo culinário, deixar cozinhar em lume brando por 10 minutos, de seguida juntar os cogumelos, as salsichas e os coentros bem picados, deixar estar +/- 5 minutos. Retirar do lume e reservar.

Agora vamos preparar a massa, coloque a massa sobre uma mesa de trabalho enfarinhada, estenda com a ajuda de um rolo da massa até esta ficar um circulo. De seguida unte uma forma com fundo amovível com manteiga e coloque a massa dentro de maneira a forrar toda a forma com a massa. junte o preparado da carne, espalha-se bem e cobre-se com as natas e polvilha-se com o queijo ralado.

Leva-se ao forno a 220ºC durante +/- 25 minutos.

Retira-se e come-se

Bom aspecto não acham?


São servidos?

Até breve
Beijinhos
Pauluxa

2 comentários:

  1. Que bela quiche Pauluxa e boas férias amiga,jinhoss

    ResponderEliminar
  2. Boas férias amiga.
    Receitinha deliciosa.

    Sinceramente nem sei o k te diga, realmente as leis não são pa todos. Queria ver as entidades patronais deste país a gozar menos dias de férias.
    Sem comentários.

    Bjinhos

    ResponderEliminar