Seguidores

sábado, 19 de junho de 2010

José Saramago

Olá,
É com grande pena minha que aqui deixo este postagem, morreu um grande homem da cultura, controverso, amado por uns odiado por outros, no entanto todos teremos de estar de acordo que esta grande personagem levou o nome de Portugal para além das suas fronteiras. A sua sinceridade, a sua frontalidade por vezes não foi compreendida, foi prémio Nobel, não acredito que não tivesse orgulho no seu País.
No meu entender a sua escrita queria nos por a pensar, queria dar vida ao pensamento do Povo, queria que pensássemos que questionássemos aquilo que por vezes nem nos passava pelo pensamento. Gostei de ler algumas das suas obras, verdade seja dita que não li todas, mas as que li fez-me pensar mais profundamente em certos aspectos da vida, será que quem o chamava de lunático e que queria que lhe tirássemos a sua nacionalidade, não estava a tentar calar a voz do povo?
Acredito que a sua intenção era mesmo por os cidadãos do Mundo a pensarem nos seus valores morais, e no que iriam fazer das suas vidas.
Acredito que as suas obras serão mesmo lidas daqui a muitos séculos, pois o que é bom não se perde na memória.
Obrigada Saramago por me teres deixado a pensar tantas vezes naquilo que eu não queria pensar.

Dulcineia
Quem tu és não importa, nem conheces

O sonho em que nasceu a tua face:

Cristal vazio e mudo.

Do sangue de Quixote te alimentas,

Da alma que nele morre é que recebes

A força de seres tudo.
 
 
José Saramago

1 comentário:

  1. Sem dúvida, o mundo ficou mais pobre...
    Mas, ficou uma Obra Memorável...

    ResponderEliminar