Seguidores

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bolo Húmido de Coco

Bom dia,
Espero que o vosso dia tenha começado da melhor maneira, os meus ultimamente correm quase sempre da mesma maneira, tento sempre que algo seja diferente, mas, é difícil quando se passa tanto tempo entre quatro paredes sem vontade de sair para o mundo lá fora.
No entanto não quero falar de coisas tristes, prefiro falar de uma noticia que ontem vi e que me aqueceu um pouco o coração.
Nesta época em que tanto se fala de dificuldades, onde a crise e que os momentos difíceis ainda vão ser piores no novo ano que se avizinha, estou muito farta destas noticias assim como todos vocês de certeza.
Nesta época todos ouvimos falar de solidariedade, as montras das lojas enfeitam-se com decorações mais luxuosas e apelativas ao consumo, foi com grande alegria que vi que ainda se consegue fazer a diferença apelando ao coração daqueles que podem ajudar quem mais necessita.
Ontem vi uma reportagem que falava de um restaurante que teve a brilhante ideia de enfeitar a sua montra com produtos de primeira necessidade para os mais carenciados, em vez de ornamentarem a montra com um lindo presépio, preferiram fazer apelo aos seus clientes e não só para ajudarem com um pequeno donativo de cariz alimentar.
Adorei a ideia e concordo perfeitamente com os donos do restaurante quando dizem que tem a montra mais bonita do país, pois é mesmo essa a verdade. Só tenho pena que seja nestas alturas festivas, que nos lembremos mais de ajudar de quem precisa todo o ano!
Esta si é uma noticia que vale a pena ver, mas, é claro que só a deram uma vez, pois hoje reparei que nos diários da manhã se falava nas noticias que se falam há meses, é que as boas noticias não vendem, não contam as histórias dramáticas que fazem prender o telespectador à TV! 
Eu gosto de manter informada, mas, tenho consciência que existe ainda muito boas noticias para dar, recuso-me a acreditar que só existe tristeza no Mundo, perdoem-me se pareço viver num mundo de  demagogia, mas, eu sou simplesmente assim.
Bem esta postagem hoje já vai bem longa, desculpem lá tanta conversa!
Não sei se já vos disse, mas, eu gosto bastante do sabor do coco, por esse motivo procurei uma receita que levasse coco e ficasse docinha para ver se deixo de andar tão azeda com a vida!
Descobri esta receita no blogue "7 Pecados", fiz mas pequenas alterações e garanto-vos que gostei bastante do resultado final!
Passemos então à receita.
Ingredientes:
4 Ovos
250gr de farinha
250gr de açúcar
100gr de manteiga
50gr de coco ralado
1 Colher de chá de fermento em pó
6 Colheres de sopa de leite

Para a calda do bolo:
2 Pacotes de leite de coco (200ml cada) (na receita original são utilizadas 2 chávenas e meia de leite)
1/2 chávena de leite
4 Colheres de sopa de açúcar  (na receita original utiliza-se 2 chávenas e meia)
3 Colheres de sopa de coco ralado ( Na receita original são 4 colheres)
Preparação:
Começar por bater bem as gemas com o açúcar até ficar um creme macio.
Bater as claras em castelo e envolver no preparado anterior.
Juntar a manteiga, e voltar a bater, quando estiver bem batido, juntar a farinha previamente peneirada e voltar a bater, de seguida junta-se o leite, o coco e o fermento.
Verter o preparado numa forma previamente untada com o spray da "Espiga" e polvilhar com farinha.
Levar a cozer ao forno a 200ºC.
Enquanto isso prepara-se a calda para humedecer o bolo.
Colocar os leites num tacho juntamente com o açúcar e o coco, leva-se ao lume e deixa-se ferver.
Quando o bolo estiver cozido, vai se regando o bolo ainda dentro da forma com esta calda, é um processo um pouco demorado, pois o bolo demora algum tempo a absorver a calda, mas vale a pena a espera.
Quando o bolo tiver absorvido toda a calda, desenforma-se para um prato e polvilha-se com coco ralado.
Tem de se desenformar com algum cuidado, pois torna-se mais difícil depois de ficar húmido.
Ficou simplesmente uma delicia de certeza que irei repetir esta receita. fica um bolo húmido, com uma consistência cremosa e bastante guloso.
Espero que gostem da sugestão.
 Aspecto final, delicioso, não acham?
 O bolo acabado de cozer
Aqui a absorver  a calda.
Depois é este o resultado, só não tenho foto do interior pois esqueci-me de tirar.
Espero que o vosso dia corra da melhor maneira, por favor não se esqueçam de ser felizes e de acreditarem nos vossos sonhos!
Beijinhos
Até breve
Pauluxa

10 comentários:

  1. Um bolinho maravilhoso essa calda lhe deu um toque bem guloso, também adoro coco, comia jà uma fatia, mas a menina nem partiu uma para partilhar....màzinha :-))))

    concordo ctg amiga pois estàmos em dias de solidariedade não sei se é bem assim que se escreve mas não faz mal....
    à mt gente necesitada infelizmente e não podemos ser iguistas so pensar em nos, porque temos todo o conforto graças a deus, mas temos que parar de nos lamentarmos mts vezes pois ixistem pessoas em mt mà situação que nos!

    beijinhos grandes amiga e coragem

    ResponderEliminar
  2. Olá Pauluxa!
    Como sempre gostei muito do teu texto, só te peço que fiques menos azeda com estes gajos pois eles fazem o que mais gostam ir aos nossos bolsos e eu também adoro isso mas era ir a outro lado com eles!!! Já agora não precisas de pedir desculpa para mim eu quando fiz o meu tacho sempre tenho dito o mesmo julgo que as pessoas só devem comentar quando podem, isto é minha opinião. Gostei muito da tua receita para mim não quero coisas doces para não ser azeda pois eu sou doce por natureza. Um beijinho hoje estou um pouco maluca mudei as lentes e só vejo o Passos Coelho na minha frente só a mim me pode acontecer tão grande milagre...

    ResponderEliminar
  3. Olá Pauluxa, fiquei deliciada com o tue bolo, está maravilhoso! Levo a receita e vai já para os próximos a fazer. Obrigada pela sugestão tão bem explicada :)

    Também estou de acordo contigo, é lamentável ver tanta luxúria e depois tantas pessoas que precisam de ajuda o ano inteiro e não só agora...foi uma atitude nobre a desses senhores, pode ser que sirva de exemplo. Tenho pena de não ter visto a notícia...como se repetem tanto já desisti de ver todos os dias.
    Beijinho cheio de força e tem um lindo dia ;) Doce como esse bolo lindo!

    ResponderEliminar
  4. Pauluxita amiga deve ser tão bom este bolo, assim húmido...deve ser mesmo muito bom....
    Um beijo bem ternurento para ti amiga...bjokitas

    ResponderEliminar
  5. O bolo ficou mesmo bonito, gosto imenso do sabor e do aroma do côco.

    ResponderEliminar
  6. Bela ideia essa do restaurante.
    Acho que todos nós devemos ser assim e ajudar os outrso pois um dia podemos ser nós a precisar de ajuda.
    beijinhos e lindo bolinho!

    ResponderEliminar
  7. Um bocadinho de coco a mais para o meu gosto. eheh bjs

    Ana
    http://estavento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Tem aspecto de ter ficado muito fofinho.
    Beijinhos
    Velinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Adoro bolinho de coco!! fiquei com água na boca..

    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  10. Pauluxa o teu bolinho esta delicioso, essa calda é uma tentação.

    Beijinho

    ResponderEliminar