Seguidores

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Galinha à Lagareiro

Olá,
Ora o dia acordou bonito e com sol, de repente, olhamos pela janela da nossa casa e, com o que é que os deparamos? Novamente com um céu cinzento, carregado, que os leva a querer estar no aconchego dos nossos lares. Eu gosto do Inverno, já aqui o disse, mas gosto gosto muito de dias frios com um lindo sol.
Há dias em que as coisas nem sempre correm como nós queremos.
Ora, na minha casa gostam muito de frango à Lagareiro, como já algum  tempo que não fazia, pesei em confeccionar essa refeição para o jantar de ontem.
Então aqui a D. Pauluxa, não foi de meias medidas, tirei o frango da arca congeladora e deixei a descongelar.
Na hora de preparar o jantar, fiquei a olhar e a pensar: o frango desta vez é muito pequeno.
Minhas amigas cada vez estou pior, então não é que aquilo era meia galinha? Bem me tinha admirado eu que da última vez que fiz canja a galinha era muito grande, pois é troquei os sacos da carne, nem dei por isso.
Cá para mim acho que a medicação anda mesmo a afectar-me o meu pequeno cérebro, já nem dou pelas diferenças das carnes.
Mas também não desmoralizei, arregacei as mangas e toca de fazer o jantar. Deu para 3 pessoas, o que vale é que ando sem fome, ontem por sorte a família também não tinha muito apetite, o que veio mesmo a calhar.
O que vale, é que tudo se resolveu e todos comeram e ficaram bem, embora a opinião geral é que esta refeição fica bem mais saborosa feita com frango, a galinha torna-se um pouco sêca.
Isto meus amigos de andar distraída, já de mim o sou, mas, agora sobre o efeito dos medicamentos é bem pior.
No meio desta aventura ainda me fartei de rir, com o meu engano confeccionei dois pratos que ainda não tinha feito.
Pois com o frango que fiz a canja e que era bastante, fiz uma tarte de frango que ficou uma maravilha e, com o frango que afinal era galinha fiz Galinha à lagareiro.
Bem não vos baralho mais, que até eu já estou baralhada com estas trocas e baldrocas.
Passemos então à receita.
Ingredientes:
1/2 Galinha
Batatas
Azeite
2 Cebolas grandes
Sal, pimenta, noz-moscada, alho em pó, qb
1 Caldo culinário de aves
Preparação:
Começar por cortar as cebolas em rodelas e colocar num tabuleiro para levar ao forno, por cima da camada das cebolas colocar a galinha.
De seguida cortar as batatas aos cubos e preencher o espaço entre a galinha, temperar com o sal e as especiarias e desfazer um caldo culinário por cima da galinha.
De seguida regar com o azeite, eu utilizo bastante, fica mais saboroso e o meu marido adora molhar o pão neste molho.
Levei ao forno, por +/- 1 hora à temperatura de 200ºC.
No fim tudo correu bem.
Espero que gostem da sugestão.
Já tinha servido a minha filha quando me lembrei de tirar a foto.
Pronto para ir ao forno.
Beijinhos 
Até breve
Pauluxa

7 comentários:

  1. o Importante é o gostinho que este pratinho ficou amiga o resto são pequenos detalhe, tudo se hade resolver com o tempo é so ter mt coragem amiga.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Galinha ou frango, ficou delicioso Pauluxa!! Assim à lagareiro nunca comi e gostei da ideia!Não te preocupes, isso acontece...também já me aconteceu bem parecido ;)
    Um beijinho e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  3. Pauluxa, tu e as tuas aventuras sempre tão engraçadas...mas galinha ou frango ficou mas foi uma delicia como tu sempre fazes...um beijinho muito grande! Dizes que andas assim esquecida que é dos medicamentos, mas eu agora até tomo menos e a minha cabeço cada vez anda pior...fica com Deus:))

    ResponderEliminar
  4. Vez como tudo se resolve amiga e a quem é que isso nunca aconteceu?? Quantas vezes descongelei peru a pensar que era frango e porco a pensar que era peru hehehe, interessa é dar a volta e fazer algo bem apetitoso como tu fizeste minha linda

    beijinhos e força ahhh e um abraço apertadinho!!

    ResponderEliminar
  5. Bem... que espectáculo! 5*... Tb quero ;) Beijos. Lucia

    ResponderEliminar
  6. Deste de seja para comer é sempre bom !!!!ou de uma maneira ou de outra, marcha sempre.....hehehe, gostei bastante da tua sugestão um dia destes voue experimentar, uma vez que em minha casa as refeições são maioritariamente de carne,porque o marido é "alérgico" ao peixe, e as ideias às vezez esgotam-se para fazer pratos variados.......
    bjs

    ResponderEliminar
  7. POIS EU NÃO CONHECIA ESSA RECEITA MAS GOSTEI DA SUGESTÃO, UMA DELICIA.
    É UMA CARNE QUE APRECIO MUITO.
    BJS

    ResponderEliminar