Seguidores

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Reflectir

Olá,
Hoje acordei e pensei, não me apetece sair daqui, do aconchego da minha cama, aqui não vejo nem ouço ninguém, aqui posso ficar escondida, não tenho de olhar para ninguém e forçar um sorrioso a dizer que estou bem!
Mas não, não foi isso que fiz, forcei-me a sair da cama, vim com a minha cadelinha à rua, bebi café e encolhi-me no meu sofá, não sabia o que fazer, ver TV,não me apetece, é só noticias más, crise, crimes, roubos, pensei em ler, não me apetecia, escrever no meu blogue, faltava a inspiração, que raio, pensei eu! Pareço que estou aqui perdida num mar de pensamentos dos quais não sei que fazer com eles.
Decidi-me vesti-me até isso tem sido um esforço, mas fiz, fui beber café com o marido, tinha de ir entregar uns livros na biblioteca que a minha filha me tinha pedido para eu fazer.
Fui à biblioteca, entreguei os livros, também eu me fiz sócia, percorri todas aquelas estantes com livros, onde tantos autores escreveram o que lhes ia na alma, no silêncio daqueles corredores podia ouvir os pensamentos de quem tantos livros escreveu, soube-me bem aquele silêncio, o procurar de algo que me despertasse a atenção, havia tantos, que era capaz de passar dias a devorar todas aquelas palavras escritas por alguém, só pelo simples prazer de os ler.
Resolvi-me por dois, "As receitas Low-Cost" da Filipa VaconDeus poir curiosidade, e "Cartas de Amor do Profeta" de Kahlil Gibran traduzido e adaptado por Paulo Coelho.
Hava muitos mais que queria trazer, mas hoje bastava isto, o das receitas pela simples curiosidade, o outro porque algo me dizia que o devia trazer, tenho estado aninhada no meu sofá a ler, é lindo ler os pensamentos e sentimentos que esta homem transmitia através das suas cartas à sua amada Mary Haskell. Surgiu a inspiração para aqui vir escrever.Estou mais bem disposta, os livros e eu sempre nos demos bem e este tem feito me pensar em determinadas coisas que por vezes são tão simples e nós complicamos.
Deixo-vos aqui um trecho de uma carta que ele escreveue que me deixou a pensar.
"Dormi muito durante estas três semanas.
Tenho pensado nas mil e umas coisas que tenho de fazer este ano; tenho medo minha amada Mary, de nunca conseguir realizar plenamente os meus sonhos. Paro sempre antes. Atinjo sempre apenas a sombra daquilo que desejo.
Eu costumava ter prazer ao ver as pessoas elogiar o meu trabalho - mas agora isso entristece-me, porque cada elogio me recorda aquilo que ainda não fiz, e gostaria de ser lembrado por aquilo que ainda me falta fazer. Sei que isto deve soar infantil, mas e daí?
Ontem à noite, dizia a mim mesmo: "A Consciência de uma planta no meio do Inverno não está voltada para o Verão que passou, mas para a Primavera que irá chegar. A planta não pensa nos dias que já foram, mas nos dias que virão. Se as plantas estão certas de que a Primavera virá, porque é que nós  - humanos - não acreditamos que um dia seremos capazes de atingir tudo o que queremos?""
Esta passagem do livro deixou-me a pensar, que realmente nós seres humanos somos muito complicados, achamos que nunca vamos atingir o que realmente queremos e por vezes quando atingimos temos medo de perder, nunca estamos satisfeitos!
Eu também me recordo muitas vezes de algo que ainda tenho para fazer, por concretizar, e fica sempre a sombra daquilo que desejo.
Por mim vale a pena lutar, por aquilo que queremos, talvez tenha que pensar mais como a planta que pensa no Verão que virá e não no verão que passou e deu espaço ao Inverno.
Temos de olhar em frente e não nos prender ao passado que de nada modificará o presente.
Beijos a todas, mais logo virei com outro animo de certeza.

Imagem retirada da Net

7 comentários:

  1. Passei só para dar um beijinho!

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Bem visto Pauluxa, adorei ler esse pequeno trecho e fiquei também eu a pensar nele. Temos de ser optimistas, acreditar no amanhã e sorrir com a esperança de que será melhor, nada de desanimar, desabrochar todos os dias para a vida com alegria, com fé, deixar e guardar apenas as boas lembranças do passado e aprender com as que foram menos felizes e com isso seguir em frente...
    Volta logo que eu fico à espera,

    beijinhos e tem UM BOM DIA!!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou uma sonhadora a tempo inteiro... muitos projectos e muitos planos... alguns impossíveis de conciliar com a escolha de vida que fiz...
    mas sempre que me recordo desses sonhos longínquos eu penso nesta frase:
    «Não tenho tudo o que quero... mas quero tudo o que tenho»

    ResponderEliminar
  4. A dias em que não nos apetece sair da cama, mas não podemos baixar os braços... temos que pensar positivo e seguir em frente!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Ai a brincadeira a acabar mal!!! Toca a animar, abrir as janelas, deixar entrar o sol, vestir uma roupa bonita, pôr uma pinturinha no rosto e fazer uma boa sobremesa para o jantar! E planear alguma coisa boa para o fim-de-semana ;)
    Esta semana também ando meio choca, mas temos de reagir com toda a força, senão...
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  6. é! O pensamento positivo e um sorriso fazem milagres, acredita!
    bjo

    ResponderEliminar
  7. Ai amiga, na pode ser esta negatividade... embora todos tenhamos dias maus efectivamente, os meus ultimamente têm sido difíceis e mto complicados, mas tudo se há-de compor :)
    Animo minha querida
    beijinhos

    ResponderEliminar