Seguidores

sábado, 15 de outubro de 2011

Cupcakes de Caramelo

Olá,
Ontem estive ausente, não andei a preguiçar, aliás o dia começou muito cedo para mim, acordei às 5 da manhã, isto não há comprimido que me ponha a dormir 8 horas seguidas.
Mas lamurias à parte o dia foi bastante produtivo, deu para ir beber café com o marido, ir comprar caixinhas com repartições para organizar todo o material de bijutaria, depois de organizar tudo, consegui limpar a casa toda, está tudo em ordem! Quer dizer também não estava desorganizada, mas era necessário fazer algumas arrumações, deitar fora coisas desnecessárias que só enchem a casa e não servem para nada. Fiz a limpeza geral à casa, fiz o jantar que um dia destes porei aqui a receita e ainda me aventurei a fazer cupcakes cuja receita vinha numa revista da Bimby de Fevereiro. Lá fui para a minha oficina de sabores e lá me aventurei a fazer uns cupcakes de caramelo, não ficaram muto direitinhos, no entanto os meus filhos e o marido diz que ficaram deliciosos, na minha opinião são muito enjoativos.
Mas valeu a experiência!
Por tudo o que mencionei atrás não tive tempo de vir aqui dar uma mãozinha de escrita, hoje estou a gozar o merecido descanso do guerreiro, estou sentada no meu sofá com o meu portátil a colocar a escrita em dia, tenho por companhia a minha cadelinha e a minha gatinha, visto que os filhos foram sair com os respectivos namorados e o marido foi trabalhar.
Estou no meu cantinho sossegada e sabe-me tão bem esta calma, geralmente ao sábado vou ao cemitério visitar o meu pai, venho sempre com o coração apertado, hoje não consegui conter as lágrimas, as saudades são muitas não consigo me acostumar à sua ausência.Por isso esta calma que estou a viver esta tarde, faz-me bem, deixa-me em paz!
Espero que não se incomodem com tanta escrita, mas, o meu blogue é mesmo isto, mostra quem sou aqui e na realidade, não sou de falsidades e não gosto de me fazer de vítima, gosto de ser quem sou, quem gosta de mim assim que me acompanhe e seja meu amigo, quem me critica não me afecta, só me afecta se eu tiver sido injusta e não tiver me apercebido disso, nesse caso agradeço que me chamem à atenção, para eu poder pedir desculpas e poder remediar a minha injustiça. esta sou eu , a Pauluxa.
Bem chega de tanta conversa, vamos passar à receita.
Ingredientes para a massa:
200gr de açúcar
200gr de farinha
1/2 Colher de chá de sal
70gr de leite
100gr de manteiga
1 Ovo grande

Ingredientes p/ o Caramelo liquido
150gr de açúcar
5 Gotas de sumo de limão
1 Colher de sopa de água
70gr de manteiga

Cobertura.
Aqui fui mais preguiçosa e fiz uma cobertura de creme de manteiga e dei-lhe cor com corante amarelo que encomendei nos "Cenários Gulosos", acho que não ficou mal de todo, aliás acho que para mim a cobertura foi o que ficou melhor.
Preparação da massa:
Primeiro pré-aquecer o forno a 150ºC.
Começamos por colocar o copo da Bimby, o açúcar, a farinha, o fermento e o sal e programa-se 20 segundos na velocidade 9 e reserva-se.
Numa taça pesa-se o leite e reserva-se.
No copo coloca-se a manteiga e programa-se 40 segundos na velocidade 3.
De seguida com Bimby em funcionamento na velocidade 3, deita-se através do bocal da tampa o ovo, a mistura do açúcar com a farinha reservada e o leite. A mistura deve ficar ligeiramente húmida.
de seguida programa-se 1 minuto na velocidade 6.
Preparação do caramelo:
Numa frigideira coloca-se o açúcar, as gostas de limão e a água, deixa-se derreter em lume brando. Quando a mistura estiver dourada junta-se a manteiga e e vai se mexendo cuidadosamente com uma colher, até que a manteiga esteja bm envolevida.
De seguida forrei as formas de silicone com formas de papel, deitei uma porção da massa com ajuda de uma colher até meio da forma, coloquei 2 colheres de chá de caramelo por cima da massa e levei a cozer ao forno durante 25 minutos.
Retirei e deixei arrefecer, enquanto arrefeciam, misturei o creme de manteiga com o corante.
Quando ficaram frios barrei com o creme de manteiga, decorei com um pouco de caramelo por cima e enfeitei com missanga comestíveis coloridas.
E, pronto foi esta a minha aventura na cozinha ontem.
Espero que gostem, já sabe que as vossas opiniões são sempre bem vindas!
Desejo a todos um óptimo fim-de -semana!
 Que tal? Um bocadinho deformados, ahahaha
São servidos?
Beijinhos
Até breve
Pauluxa

7 comentários:

  1. Em primeiro lugar, besabafa quando quiseres porque alivias a alma............quanto aos cupcakes, devem ser muito bons...caramelo, hummmm!!!!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Muito bonitos os cupcakes, devem ser deliciosos.beijokas

    magnólia

    ResponderEliminar
  3. Deformados???Deliciosos queres tu dizer, adorei e levo a receita também (gulosa eu nãaaa)

    Beijokas minha linda e bom resto de fim de semana!!

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de te "ler", por isso continua tal qual como és, e em relação aos queques, a mim parecem ser deliciosos.
    Beijinhos e continuação de um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. FAZES BEM EM DESABAFAR,FAZ UMA PESSOA SE SENTIR MAIS LEVE.
    ADOREI ESSES CUPCAKES PARECEM-ME BEM DELICIOSO.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Amiga, nós aqui somos para tudo minha querida, não é só de passagem que estamos aqui, lemos e escutamos virtualmente umas às outras...;)

    ficaram muito bons e logo de caramelo que adro...bjokitas bué de grandes

    ResponderEliminar
  7. Pois eu acho, sinceramente, que ficaram muito bonitos! Não os acho deformados, mas a imperfeição é incontornável, faz parte do humano e das suas obras (credo, parece que estou a rezar missa!). Gostei bastante do teu post e fiquei pasma como já tens filhos grandes, porque te imagino muito jovem! Beijinhos e passa um bom domingo! Madalena

    ResponderEliminar