Seguidores

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pães de Leite


Olá,
Já está quase, mas, mesmo quase a acabar a semana, passou depressa, ou talvez seja por estar assoberbada de trabalho nem dei por a semana passar. Felizmente esta semana não houve muitos dias cinzentos, embora o frio perdure, o sol espreita e sempre nos aquece um pouco mais a alma.
Tendo a alma quentinha, enche-se o coração e as nuvens tendem a sair de cima das nossas cabeças, eu tenho aproveitado a minha hora de almoço para passear pelas ruas da Baixa de Lisboa, passeio, vejo tantas caras tristes, tantos rostos desconhecidos cheios de preocupação estampados, mas eu aproveito para respirar, encho o peito de ar e respiro, aprecio o mar de gente que passa por mim, tento adivinhar o que lhes vai no pensamento, abstraio-me de mim mesma, sigo caminho, procuro encontrar sempre algo novo, coisas que me despertem a minha veia inventiva, ando à procura de ideias para me dedicar às coisas que gosto de fazer, sim que eu tenho muita coisa que gosto de fazer como já aqui mencionei.
As ideias surgem, fervilham dentro da minha cabeça, o tempo é que não é muito para as poder executar, mas, deixo-as aqui guardadas à espera de uma oportunidade para as executar e as tornar palpáveis, o tempo, maldito tempo que parece que nunca chega, às vezes precisava que o meu tempo tivesse tempo extra, horas extraordinárias só para mim!
Mas vou voltar a organizar-me, já comprei novos materiais para por mãos à obra, não são só as artes culinárias que me dão prazer, tenho mil projectos, mil workshops que gostava de fazer, para aperfeiçoar aquilo que tenho aprendido por mim mesma, de certeza que os vou conseguir fazer, tenho de me organizar, se calhar isto deve-se à falta de agenda, será?
Hum, não me parece. Acho que se deve mesmo à falta de organização! Está decidido, vou me esforçar mais para conseguir fazer tudo, embora a prioridade neste momento seja acabar os trabalhos da escola para poder concluir o ensino secundário, esta é a minha prioridade de momento, mas, não vou desistir em breve trarei novidades sobre os meus projectos que fervilham nesta cabecinha de vento.
Bem, isto hoje já vai muito longo, corro o risco de aqui não voltarem, às vezes esqueço-me e os dedos passam pelas teclas e escrevem sem parar, desculpem este testamento hoje.
Passemos à receita de hoje, ora se está frio apetece algo quente, acabadinho de sair do forno quentinho para acompanhar com um bom copo de chocolate a escaldar e, por esse motivo mesmo, no domingo com um tempo cinzento e frio, lembrei-me de fazer uns pães-de-leite, meus caros amigos fizeram um sucesso, é uma receita a repetir de certeza. Há é verdade utilizei a Bimby, esta última semana a pobre até estranhou eu ter lhe dado dada utilização.

Ingredientes:
250gr de Leite
50gr de Margarina para culinária
50gr de Açúcar
25gr de Fermento de padeiro fresco
1 Colher de chá de sal
500gr de Farinha tipo 65
1 Gema de ovo para pincelar
Preparação:
Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby excepto a farinha, programa-se 1 minuto e meio, temperatura 37ºC na velocidade 1.
Adiciona-se a farinha e programa-se 15 segundos na velocidade 6, de seguida amassa-se a massa durante 2 minutos na velocidade espiga.
Por fim molda-se bolinha com a massa com mais ou menos 60gr cada, dispõem-se num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixa-se repousar num lugar morno (eu coloquei o tabuleiro dentro do forno), até atingir o dobro do tamanho.
Quando atingirem o tamanho desejado, pincela-se com a gema de ovo e leva-se ao forno a cozer por 15 /20 minutos a 180ºC.

 As bolinhas prontas para levedar
 Já com o dobro do tamanho
Já pincelados com a gema de ovo prontos para ir para o forno
Acabadinhos de sair do forno
São Servidos?

 Beijinhos
Até breve
Pauluxa

7 comentários:

  1. Sou servida sim, mas não prometo que tire só um.
    Que belo aspecto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pauluxa,
    tambem ja estou para fazer paes de leite ha imenso tempo! Tens razao, com este frio apetece mesmo algo quente e confortante. ficaram lindos os teus paezinhos :-) Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela visita e é com muito gosto que te vou seguir também já vi aqui coisas muito boas
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Vim conhecer o seu cantinho, já vou ficar seguidora, gostei muito.
    Realmente a semana passa muito rápido o mês também, já está quase acabando, parece que o tempo voa, rsrs.

    Ficaram uns belos pães, vou copiar a receita, boa d++!

    andreaquitutes.blogspot.com/

    bjs.....

    ResponderEliminar
  5. Adoro pães de leite, principalmente ao pequeno- almoço, e os teus tem um aspecto muito, mas mesmo muito bom.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Pauluxa...

    Minha nossa...

    Tantos paezinhos de leite e eu aqui sem nenhum...
    Não é justo...

    Estão bons, bons...

    Já os estou a imaginar com queijo e fiambre ao meu pequeno almoço, uiiiiiiiiiiii

    Tenho de fazer também, mas é como dizes temos de nos organizar, para termos tempo para nós e para tudo o que queremos fazer...

    Fico a espera das tuas novidades, entretanto vou aventurar-me na cozinha a fazer estes paezinhos de leite super gulosos...

    jinhos

    ResponderEliminar
  7. Ena tantos e ficaram tão giros, hummm que delicia!

    ResponderEliminar