Seguidores

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Frango à Provençal Acompanhado Com Arroz de Coentros e Cenoura

Bom dia,
A minhas ausência desta vez não foi tão prolongada, embora eu saiba que ando a descurar o meu cantinho. Mas as coisas não acontecem sempre como planeamos. Estejam descansadas que não venho me lamuriar ou falar de coisas más, para isso já basta a conjectura do país, já basta ouvirmos as noticias que ficamos logo pessimistas. Embora eu saiba que estamos todos a passar por momentos difíceis, isso não implica que não haja coisas boas a acontecer nas nossas vidas. Basta pensarmos que é muito bom, termos acesso à Internet onde nos nossos blogues colocamos comida feita por nós, pensem nos milhares de pessoas que não tem um prato de comer para dar aos filhos, então somos ou não somos felizardas?   Claro que somos! Sim, eu sei, todos temos problemas, uns piores outros nem tanto, mas se é problema é porque tem solução! Só quero dizer com isto que numa sociedade com falta de valores humanos, éticos, está nas nossas mãos também mudarmos um pouco os nossos dias, podem me falar da velha máxima, sozinha não mudo o MUNDO! Não não mudo, mas, se conseguir mudar uma pequena coisa para que a vida de alguém  seja melhor, que a minha vida seja valorizada com algo de bom, então minhas amigas eu já estou a colaborar para mudar o mundo. Fazia aqui um pequeno desafio, quero ver quantas pessoas vão responder a ele, sem que para isso ganhem algum prémio material. Todos os dias coloquem no vosso blogue ou no vosso Facebook, algo bom, algo que fizeram para melhorar as vossas vidas e a dos que as rodeiam, e veremos se não tem motivos para festejar a vida. Se calhar ninguém responde ao desafio, porque não tenho prémio para oferecer, pois cada vez mais vejo as pessoas interessadas em participar em desafios que lhes dê a ganhar algo material. Será que um desafio para ganhar um sorriso de alguém não é merecedor de tantas participações como um desafio para ganhar um bem material? Pensem nisso! Deixo ficar aqui o desafio!
Eu sei que a conversa vai longa, mas, eu gosto muito de aqui escrever as minhas ideias, este blogue não foi criado só para colocar as receitas que se fabricam na minha oficina de sabores, este blogue foi criado para eu falar de tudo o que me apetecer, colocar as mensagens que eu quiser, só me visita quem quiser, podem acreditar que fico sempre muito feliz com as visitas e os comentários que me deixam ficar, mas vou ficar muito mais feliz se souber que consegui mudar para melhor a minha vida ou a de alguém. 
Falando da minha receita de hoje, se calhar vão achar estranho o que aqui vou dizer, mas esta é a pura das verdades. Tenho a minha Bimby há 6 anos,  nunca confeccionei uma refeição na totalidade nela, sempre achei que o sabor não ficava igual ao que confecciono nos meus tacho no tradicional fogão. Sou gozada pelos amigos que me dizem que a minha Bimby serve para picar gelo para as caipirinhas e fazer uma sopa, ou mesmo para fazer um creme ou um bolo. Ontem decidi experimentar realizar uma refeição completa nesta máquina de quem ouço sempre falar maravilhas, de quem aproveitam ao máximo os seus potenciais. Assim sendo fiz uma refeição completa nesta pequena máquina incluindo a sobremesa que um dia destes colocarei aqui a receita, não prometo que seja amanhã, é um dia apenas, quando me sentir inspirada para aqui vir. Deixem-me dizer que alterei pequenas coisas nas receitas, por isso o que aqui escrevo é como eu fiz a receita na realidade, embora esteja muito parecida à original que eu menciono a revista de onde a retirei.
Passemos então à receita.
Comecei por fazer o arroz cuja receita se encontrava na revista da Bimby de Março de 2012.
Ingredientes:
2 Dentes de alho
150gr de Cenoura cortadas em pedaços
10gr de coentros
30 gr de azeite
800gr de água 
2 Colheres de chá de sal
300 gr de arroz vaporizado

Preparação:
Colocar no copo, os alhos, a cenoura, os coentros e o azeite, picar 10 segundos velocidade 5.
Refogar 3 minutos, temperatura Varoma, Velocidade 1. Quando terminar o tempo retirar e reservar.
De seguida colocar no copo a água, e o cesto com o arroz, deitar por cima do arroz o refogado feito anteriormente, com a ajuda da espátula envolver o mesmo no arroz, programa-se 20 minutos à temperatura de 100ºC na velocidade 4. Gostei imenso deste arroz ficou solto, saboroso. Retirei o arroz e coloquei num recipiente envolto num pano turco dentro do fogão para se manter quente até eu terminar de confeccionar a restante refeição.

Para o frango retirei a receita da revista da Bimby de Outubro de 2012.

Ingredientes:
30gr de azeite
400gr de peito de frango
150gr de cebola
3 dentes de alho
250gr de tomate triturado com ervas  (São umas latas de tomate triturado que existe no Jumbo, cujo sabor é fantástico, eu gosto muito de utilizar este tomate temperado).
70gr de Vinho tinto
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação:
Colocar no copo o azeite e aquecer 3 minutos,  temperatura Varoma na velocidade 1.
Adicionar o frango e programar 6 minutos, temperatura Varoma, colher inversa na velocidade colher.
De seguida retirar o frango e deixar a gordura no copo, juntar a cebola e o alho e picar 10 segundos velocidade 5. Adicionar o tomate e refogar 5 minutos , temperatura Varoma velocidade 1.
De seguida coloquei o frango no cesto e voltei a cozinhar 15 minutos, temperatura Varoma na velocidade 4.
Quando terminou coloquei num recipiente envolvi o frango no molho e servi com o arroz anteriormente confeccionado.
Fiquei surpreendida pela positiva, o frango ficou com um sabor realmente fantástico.
Acompanhei esta refeição com batatas fritas aos cubos para além do arroz.
Espero que gostem de sugestão.

O frango, a textura do molho fica aveludada.


O arroz, simples e solto como se gosta cá em casa.
Receita concluída e aprovada.

Beijinhos
Até breve
Por favor não se esqueçam de ser felizes e fazer tudo o que está ao vosso alcance para deixar quem vos rodeia felizes.
Pauluxa




1 comentário:

  1. Adoro frango e esse ficou com muito bom aspecto.
    Com esse arroz fica uma refeição excelente.
    bjs

    ResponderEliminar